Tecnologia do Blogger.

Seguidores


Visualizações


HISTÓRICO DA ESCOLA
A Escola de Ensino Fundamental e Médio Dep. Cesário Barreto Lima está localizada na Av. Nossa Senhora do Carmo, s/n, no Bairro Meton de Vasconcelos, na sede do Distrito de Taperuaba (Sobral) – Ceará.
Em 11 de janeiro de 1982 foi criada oficialmente a ESCOLA de 1º Grau DEPUTADO CESÁRIO BARRETO LIMA. Sua inauguração ocorreu em 02 de maio do mesmo ano com o decreto de Nº 15.042, no mandato do Governador Virgílio Fernandes Távora, que tinha como Secretário de Educação o Dr. Danísio Dalton da Rocha Corrêia e como Delegada regional de Educação a Sra. Zilmar Coelho. A escola iniciou suas primeiras aulas em 1982 com uma matrícula de 147 alunos.
O primeiro prédio onde a escola funcionou provisoriamente foi a Casa Paroquial de Taperuaba. O Governador Luis Gonzaga Mota liberou a construção de quatro salas e o prédio novo, onde até hoje funciona nossa escola, foi inaugurado em 07 de março de 1987. O Prefeito Joaquim Barreto Lima, junto com o referido governador construíram mais duas salas. Em 1991 o Governador Ciro Gomes autorizou a primeira reforma da escola e a construção de mais duas salas de aula. A Escola passou a ministrar também o Ensino Médio a partir de fevereiro de 1997.
A Escola teve nos últimos anos, ganhos importantíssimos para sua estrutura física e pedagógica. Entre eles: a Quadra Coberta (gestão da Professora Maria Socorro Sousa), os Laboratórios de Informática e Ciências (gestão do Professor Francisco Agenor Almeida Mendes), reforma com revitalização do muro frontal da escola e o Primeiro Campo de Futebol Society das Escolas Públicas Estaduais do Estado do Ceará (já na atual gestão do Professor Antonio Fábio Braga Mendes Júnior).     
A ESCOLA DEPUTADO CESÁRIO BARRETO LIMA teve como primeira Diretora a Professora Maria Socorro Sousa (Socorrinha Brasileiro) de 1982 a 1992 e de 1995 a 2001 e como primeira Secretária a Professora Raimunda Ivone Ávila Vasconcelos. Sucedendo sua gestão a escola teve ainda como diretores a Professora Maria Tânia Siqueira Ávila - de 1993 a 1995, a Professora Dília Maria Cruz Brasileiro - de 2001 a 2004, o Professor Francisco Agenor Almeida Mendes - de janeiro de 2005 a março de 2009. Atualmente está na direção o Professor Antonio Fábio Braga Mendes Júnior de 2009 até a presente data (2011).
Trabalharam aqui, também como Coordenadores escolares, os professores: Francisca Édina Teófilo, Maria do Socorro Gomes Pinto Siqueira, Antonia Dalila Saldânia de Freitas, Dília Maria Cruz Brasileiro, Antonio Valderi do Nascimento, Maria das Graças Mesquita, Francisca Gonçalves Elias, Hernita Carmém Sousa Teófilo, Raimunda Ivone Ávila Vasconcelos e Maria Neuma Aguiar Feitosa.
A atual gestão é composta por:
Antonio Fábio Braga Mendes Júnior - Diretor
Francisco Agenor Almeida Mendes – Coordenador Escolar
Joselândia Ávila Lopes – Coordenadora Escolar
Penha Magalhães Ribeiro – Coordenadora Escolar
Francisca Sonia Souza – Secretária Escolar
Nos anos de 2009 e 2010 a escola foi contemplada com novos projetos como o E-Jovem e o Pré-Vest e alcançou também os melhores resultados de aprendizagem de sua história em avaliações como: a Prova Brasil, o SPAECE e os vestibulares da UVA e IFECE.